O Ripples é uma infraestrutura web que visa melhorar a perceção global de operadores e cientistas enquanto controlam múltiplos sistemas autónomos que operam em mar aberto. O Ripples agrega informação de dispositivos robóticos, navios, serviços meteorológicos e observações de cientistas em tempo real.

O Ripples baseia-se na Toolchain do LSTS, estendendo-a fornecendo comunicações por satélite, planeamento multi-veículo e uma interface web para estes sistemas.

O estudo de fenómenos oceânicos de submesoescala, tais como turbilhões, filamentos e meandros, requer amostragem in-situ de alta resolução, que pode apenas ser adquirida através da coordenação de vários recursos em regiões amplas. Diferentes desafios surgem daqui, como ter comunicações a longas distâncias no mar e reagir a este ambiente altamente dinâmico. Como tal, coordenar as ações de vários veículos requer um novo tipo de software que possa suportar falhas de comunicação e hardware enquanto mantém os operadores conscientes do estado global do sistema.

No oceano, quando o fitoplâncton (algas pequenas / invisíveis) morre, liberta um composto que é quase imediatamente usado como fonte de carbono e enxofre até mesmo pelos organismos mais pequenos –Bactérias- para crescerem.

Durante este processo de degradação é produzido um gás chamado DMS (Sulfeto de dimetil). Este gás é libertado para a atmosfera, o que ajuda na formação de nuvens, tornando o nosso planeta mais frio, contrariando o aumento da temperatura devido à mudança climática.

Recolher dados geofísicos de ambientes aquáticos em locais remotos ou inacessíveis é geralmente uma tarefa logisticamente penosa e cara. Pequenas bóias instrumentadas podem ser uma ferramenta de custo relativamente baixo para a aquisição de medições tanto em locais remotos em mar aberto ou em ambientes continentais, como lagos em altas altitudes, lagoas em salinas e planícies de lama em regiões estuarinas. O objetivo do RiaLogger foi desenvolver micro-bóias que podem ser lançadas a partir de plataformas aéreas de forma a simplificar toda a operação.