Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática

O Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) é um laboratório de investigação multidisciplinar fundado em 1997 por investigadores de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica e Ciências dos Computadores.

O LSTS especializou-se no desenvolvimento, construção e operação de veículos autónomos subaquáticos, de superfície e aéreos e no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias para a operação de redes de veículos.

Nos últimos 20 anos investigadores do LSTS colocaram no campo veículos autónomos aéreos, terrestres, de superfície e subaquáticos nos oceanos Atlântico e Pacífico, e também no mar Mediterrâneo. Estes veículos implementam a arquitetura de controlo do LSTS com a ajuda da toolchain  LSTS Neptus-IMC-Dune. O Neptus é uma framework de comando, controlo e comunicações para operações redes de veículos, sistemas e operadores humanos. IMC é um protocolo de comunicações que define uma linguagem comum compreendidas por todos os nódulos LSTS. DUNE é um on-board software. É utilizado para embeber software genérico no coração do veículo, como por exemplo, código para controlo, navegação ou para aceder sensores ou atuadores. Proporciona uma operação independente do sistema operativo e um ambiente de programação C++ independente da arquitetura para uma escrita de tarefas eficiente reativa em tempo-real de forma modular. A toolchain suporta protocolos Disruptive Tolerant Network (DTN).